PRODUTIVIDADE – Como a matriz de Eisenhower pode te ajudar?
Para se livrar da sensação de que os afazeres só crescem ao longo do dia, organização é essencial. E para conseguir se organizar, é importante entender qual é a melhor maneira de planejar seu dia.
A Matriz de Eisenhower, nomeada em homenagem ao general e ex-presidente americano Dwight Eisenhower, pode ajudá-lo na priorização de suas tarefas, consequentemente na organização do seu dia.
Mas o que é e como funciona?
É uma matriz de prioridades divididas nos seguintes quadrantes.
- Importante e urgente: Faça imediatamente.
- Importante, mas não urgente: Boa para afazeres que devem ser desenvolvidos no médio ou longo prazo.
- Urgente, mas não importante: Como ligações, e-mails e reuniões.
- Não urgente, não importante: Tarefas que estão na lista, mas podem ser adiadas ou até mesmo eliminadas.
(Foto 1 – Exemplo de matriz de Eisenhower)
Entenda a diferença de IMPORTANTE OU URGENTE:
Para utilizar essa tabela é bom saber a diferença entre elas:
- As tarefas importantes são aquelas relacionadas a objetivos ou metas, como um relatório mensal ou um projeto que precisa ser desenvolvido.
- As tarefas urgentes são aquelas que têm prazo, como marcar uma reunião ou fazer uma inscrição ou seja: ou acontecem até uma certa data ou não acontecem mais
Também há tarefas urgentes que você pode delegar para outra pessoa de sua equipe, caso você trabalhe em um grupo ou tenha assistentes e colegas que podem tirar isso do seu prato.
Matriz de Eisenhower: Fluxo contínuo
O objetivo é que a lista de afazeres esteja em uma mudança constante, conforme você lida com as tarefas prioritárias e as elimina, vai acrescentando espaço para mais tarefas e também para as menos prioritárias até tirá-las eventualmente da lista.
Quando você coloca suas tarefas nos quadrantes, você começa a enxergar quais são as maiores prioridades, o que você pode passar para frente e o que pode deixar para depois, ou mesmo deixar de lado.
Mas lembre-se que interrupções, sejam elas uma conversa com um colega, uma reunião desnecessária ou checar constantemente o celular, custam caro à produtividade e tiram nosso foco!