fbpx

Google Analytics – Usuários, Sessões e Hits

by | set 23, 2019 | Marketing

Post Google Analytics

O que é  Google Analytics?

A príncipio, muitos clientes ao receberem os relatórios do Google Analytics nos perguntam a diferença de usuários, sessões e hits, dessa forma, este artigo é para explicar a diferença de cada um deles.

Google Analytics é um sistema que monitora o tráfego e que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Logo, seu objetivo não é apenas saber o número de usuários que acessam o seu site mas também a forma que eles se comportam ao navegar pelas páginas e sessões.

Através dessas informações coletadas do Google Analytics que conseguimos analisar se os visitantes de um determinado site, estão correspondendo com o comportamento esperado de uma determinada campanha de marketing e caso não esteja, o problema pode ser corrigido.

Dessa forma, esse controle de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online, logo, é imprescindível para a gestão de negócios neste segmento, afinal, ele é a ferramenta padrão do mercado.

Algumas informações que ele fornece:

  • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
  • Metas – Quais metas pautadas foram atingidas
  • Resultados de e-commerce – Como procede o desempenho da sua loja virtual
  • Marketing – Quais campanhas de marketing atingem melhores resultados
  • Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso

Mas vamos voltar para a diferença entre as métricas e suas funções:

 

Quadro esquemático ilustrativo

Usuários

Primeiramente, usuários não são o total de pessoas que acessaram o seu site, na prática usuários são o total de dispositivos que acessaram seu negócio. Sendo mais especifico, é um único browser (navegador) em um único dispositivo.

Sessões

Sessões são todas as atividades de um usuário em um determinado período no seu site. Explicando melhor, é a quantidade de vezes que um usuário ficou engajado com seu site, ou seja, dentro de um período de até 30 minutos o usuário interagiu com o site e não ficou inativo.
Se um usuário entra na sua página inicial e acessa 5 produtos diferentes, toda essa navegação é gravada em uma sessão. Essa sessão por padrão, expira em 30 minutos após falta de interatividade do usuário no seu site.

Hits

É o parâmetro do Google Analytics determinante. A partir dele que o Google define o limite de coleta de dados.
Em síntese, os Hits são qualquer interação que o usuário faça em seu site. Uma única sessão pode gerar muitos hits, por exemplo, carregamento de página, carregamento de eventos, cliques, compras, buscas. Nesse caso, 1 usuário pode ter gerado 5 hits.

Por Agência Digital 360° – Agência de Marketing Digital especializada na Criação de Sites, Gestão de Redes Sociais, Links Patrocinados (Google Ads), Geração de Leads, SEO (Search Engine Optimization), Registro de Domínio e Hospedagem, E-mail Marketing e Identidade Visual. 

< VOLTAR