Conteúdo Contextual: O que é? Para que serve?
A Digital 360º te explica!
O conteúdo contextual é uma maneira inteligente de apresentar o material certo ao público correto, no momento ideal.
Pode ser um post de blog relevante, um anúncio, um vídeo ou até mesmo, um quiz interativo que se adapte perfeitamente às necessidades do usuário.
Em resumo é um conteúdo de marketing que oferece as pessoas, informações que elas procuram no momento, mesmo sem perceber que precisam daquilo nesse momento.
Saiba o que é Conteúdo Contextual
Ele é o conteúdo de marketing que se adapta à localização atual, ao canal e as necessidades do seu público. Você deve estar se perguntando ‘’Mas como assim?’’
Resumindo, ele oferece para as pessoas, as informações que elas estão procurando no momento, mesmo que elas não percebam que precisam dessas informações naquele instante.
Com certeza você já deve ter se perguntado o por que de receber anúncios de guarda-chuvas nas suas redes sociais quando está chovendo, ou de um restaurante específico quando está dirigindo/passando pela região onde ele fica, certo? Ambos os exemplos são de conteúdos contextuais que se adaptam às circunstâncias do usuário e ao que ele está vivendo no momento.
O conteúdo contextual difere-se do marketing tradicional porque ele trabalha para se adequar a situações bem específicas. Isso é uma diferença com as normas clássicas do marketing, que funciona apenas para bombardear o cliente com conteúdo que reconheça a marca de forma ampla.
Para os profissionais de marketing, seu resultado final é uma conexão melhor com as exigências do seu público-alvo. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a consumirem no momento exato em que precisam de algo e não mais tarde, quando estão tentando lembrar quem ofereceu serviço/produto X.
Personalização: A chave para o Conteúdo Contextual
Para tornar o conteúdo contextual ainda mais poderoso e dominante, existe um método que é: A PERSONALIZAÇÃO.
Essa personalização é tão importante que podemos dizer que ela é 100% necessária para garantir que todo o processo funcione e seja eficaz.
Vamos lá! Todo o conceito de conteúdo contextual significa ajustar o formato e a essência da sua mensagem às MICRO necessidades precisas de um usuário especifico e não aos desejos MACRO de um grupo. A personalização faz isso acontecer, auxiliando você a delimitar o segmento da persona que você quer atingir. No fim, isso permite que se tenha informações necessárias na hora exata.
Que tal um exemplo?! Digamos que você tenha coletado dados sobre pessoas que gostam de cachecol. Em resposta a uma pesquisa de 10 pessoas, 3 entre elas preferem cachecóis verdes e as outras 7, amarelos.
Você poderá usar a personalização (nesse exemplo) para oferecer um desconto em cachecóis verdes para as 3 pessoas que mais gostaram deles e enviar uma mensagem separada com um cupom parecido para as que preferiram os amarelos.
O resultado provavelmente será em usuários comprando, o que não seria tão provável caso tivesse enviado uma mensagem para o grupo MACRO das 10 pessoas.
São exemplos para que você consiga entender o processo de forma simplificada e eficaz para usar no seu negócio!
Ficou com dúvida? Fale com a Digital 360º!