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Como funciona o algoritmo do Instagram

by | ago 5, 2022 | Mídias Sociais

Como funciona o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram parece ser mais complicado de entender do que ele realmente é. Podemos resumir tudo em: uma série de regras de comparação para que você entenda qual conteúdo é interessante para cada indivíduo.

As regras no geral, são simples, o que complica é a conduta de cada marca, cada segmento, cada pessoa, e como o algoritmo interage com elas.

Todos sabemos que o Instagram está em constante mudança e sempre aprimorando suas estratégias para mostrar apenas o conteúdo mais relevante com o qual seus seguidores vão se identificar mais. Por isso é importante entender como o algoritmo dele funciona, pois isso ajudará você a desenvolver uma estratégia mais eficaz para aumentar sua visibilidade.

Então bora saber mais sobre como funciona o algoritmo do Instagram?
A Digital 360º te explica!

Existem 4 diferentes fatores que influenciam o algoritmo do Instagram para as postagens no feeds:

  1. Informações sobre o post:é uma foto ou um vídeo? Quando foi postado? Quantas curtidas tem?
  2. Informações sobre quem postou:quão interessante sua marca é para os seguidores? Eles são seus amigos? Com que frequência as pessoas se envolvem com seu conteúdo?
  3. A atividade do usuário:com que tipo de conteúdo ele costuma se envolver? Assiste muitos vídeos, reels, stories ou só fica no feed?
  4. Histórico de interação do usuário: o usuário normalmente deixa um like ou comenta nos posts da sua marca?

Com essas informações que o algoritmo do Instagram calcula a probabilidade de alguém interagir com uma postagem — também conhecida como pontuação de interesse. A partir dessa pontuação, a plataforma estabelece a ordem em que suas postagens são exibidas no feed.

Além disso tudo, a ferramenta também leva em consideração a probabilidade de 5 interações muito importantes, pois elas que ajudam o algoritmo do Instagram a determinar a classificação do feed, como:

  1. Tempo gasto: seus seguidores gastam tempo em posts parecidos?
  2. Curtidas: qual é a possibilidade do seu seguidor gostar do seu post?
  3. Comentários: qual a probabilidade do seu seguidor comentar no post?
  4. Salvar:qual a chance do seu seguidor salvar a postagem?
  5. Toques no perfil:qual a probabilidade do seu seguidor tocar no perfil depois de ver a postagem?

 Dica Digital 360º para a hora em que você for montar sua estratégia:
Faça análises para reconhecer qual conteúdo funciona melhor e qual não funciona e como seu grupo de seguidores se relaciona com as postagens ao longo de um determinado tempo.

Esses pontos do algoritmo estão muito relacionados com o que seu seguidor já vem fazendo e com quem ele vem interagindo. Por isso é MUITO importante conhecer seu público e entender o que já funciona e o que não funciona.

Entendendo a seção EXPLORAR do Instagram:

Todas as partes do APP – Feed, Explore, Reels – usam a mesma ideia do algoritmo, mas de forma adaptada.

Exemplo: nos stories, o algoritmo funciona de uma forma 100% voltada para as pessoas que você já segue. Então, para aparecer lá, seus seguidores precisam ver os stories da sua marca e interagir com eles. Já no Explorar é diferente, ali o algoritmo atua de forma semelhante, mas para apresentar sua marca para um público que talvez nunca tenha te visto antes.

Resumindo, a página Explorar no Instagram é uma coleção de conteúdo com base nos interesses individuais de cada usuário.

Um exemplo prático disso é: a aba explorar de uma pessoa que gosta do universo de ciência e medicina, é completamente diferente da mesma aba de um usuário que assiste bastante futebol e consome conteúdo desse nicho.

Essa diferenciação acontece com a administração de conteúdo, tendo como base as contas e/ou conteúdos semelhantes aos quais você interagiu nos últimos dias.

OU SEJA, você nunca vai ver duas páginas Explorar EXATAMENTE iguais!

E quais as vantagens de aparecer na Explorar? Para as marcas, os possíveis picos de alcance, impressões e vendas — um lugar incrível que pode ajudar você a aumentar o público e construir uma comunidade.

Mas e aí, como ter mais engajamento no Instagram com base no algoritmo?

Se o seu desejo é criar conteúdos relevantes e aparecer mais no Instagram, você precisa se preparar. Mas como? Entender o algoritmo vai te ajudar muito a ter uma noção do que você pode fazer para ter mais engajamento, mas ainda assim, não é tudo.

O Instagram é muito sobre encontrar pessoas que se identificam com a sua marca e interagir com elas, criar comunidades e produzir conteúdo relevante.

Separamos algumas dicas para te ajudar mais nesse sentido, confere aí:

  • Faça e compartilhe muitos reels: eles vêm ganhando cada vez mais espaço dentro da plataforma;
  • Atraia mais interações no seu perfil com os adesivos do Instagram Stories: Sempre tem adesivos novos para os usuários poderem ter mais engajamento e usufruir dessa estratégia (ATENÇÃO: não use adesivos de ações de cunho religioso e que foram feitos para um grupo específico no qual você não se enquadra.
  • Faça conteúdos do Instagram de forma cruzada: compartilhe uma imagem no feed em parceria com outra pessoa, fazendo com que seu post tenha mais alcance;
  • Curtidas e comentários são importantes: eles ajudam na classificação do seu feed, por isso, crie sempre boas legendas para dar certo;
  • Otimize sua estratégia de hashtags: elas podem fazer suas postagens atingir mais pessoas no Instagram, ou seja, elas podem trazer mais “visualizações” para o algoritmo do Instagram levar em conta;
  • Interaja com a sua rede: Responder seus seguidores, tanto em postagens do feed, quanto no direct e curtir os comentários, é uma boa estratégia para aumentar o seu alcance (DICA EXTRA: faça isso minutos antes de publicar uma nova postagem);
  • Por fim, use o Instagram Analytics para fiscalizar suas estratégias e ver o que está dando certo e o que não está.

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