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Buzz Marketing: entenda seu conceito!

por | ago 3, 2021 | Marketing

Buzz Marketing: entenda seu conceito e como essa solução se aplica ao seu negócio!

Buzz Marketing é uma estratégia com o objetivo de alcançar determinado público-alvo e fazer com que ele fale sobre uma campanha ou produto por você. Utilizando gatilhos mentais e emocionais, muitas marcas conseguem colocar suas ações “na boca do povo”, visando atingir resultados concretos em curto, médio ou longo prazo.

Entenda o que é o Buzz Marketing e como ele funciona

Como dito acima, ele é uma estratégia focada em gerar assuntos sobre marcas e/ou produtos. A ideia principal é que consumidores conversem entre si sobre ações feitas por empresas, de algo realizado recentemente. Mas porquê? Essa tática coloca seu nome em evidência, fazendo com que mais pessoas se interessem por seu produto/serviço. Lembrando, que essa ação precisa ser planejada com a projeção de como o público-alvo será impactado.

“Buzz” significa exatamente isso: burburinho, comentários, animação e agitação em torno de um assunto. Naturalmente pode haver uma tendência negativa em algum momento, mas quando se trata de Marketing, é uma conduta totalmente estratégica. É importante lembrar que não se trata do famoso ditado ‘’falem bem ou falem mal, mas falem de mim’’, é uma abordagem para que os consumidores conversem entre si sobre algo que as marcas fizeram.

Mas como gerar esse Buzz? É preciso ser algo criativo, interessante, que chame atenção do consumidor. Um comercial de TV talvez não tenha todo esse potencial, por isso pra acontecer esse Buzz no Marketing, além da criatividade, é necessário entender a persona, quanto mais compreendida, melhor ela poderá ser alcançada.

Alcance estratégico não é obrigatoriamente amplo!

No Buzz Marketing o alcance é uma das questões mais importantes. Obviamente será excelente se a campanha puder/conseguir alcançar um grande número de pessoas, mas não se pode esquecer que o foco é estratégico, ou seja, o público-alvo deve ser muito bem definido para que haja certeza de que as pessoas certas estarão falando da campanha, produto ou do que a marca desejar.

Efeitos colaterais devem ser evitados? A resposta é SIM.

Ao mesmo tempo que pode ser eficaz, o Buzz Marketing pode ser negativo. Por isso é indispensável que ele seja altamente planejado e estudado, para que não gere burburinhos totalmente negativos.

Antes da campanha ser impactante ela precisa ser responsável. Alguns assuntos abordagens ou até mesmo ‘’piadas’’ podem não soar bem ao público. Por isso é fundamental entender todo contexto social atual e sempre considerar quem a campanha quer atingir. É sempre bom lembrar que o nome da empresa estará sempre em jogo, por isso é essencial protege-la.

No fim, polêmicas nem sempre são ruins desde que não tenha um viés ofensivo. Muitas marcas adotam a estratégia de provocar concorrentes, por exemplo, mas ainda assim, é preciso ter ética e responsabilidade!

 

 

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