Privacidade de Dados, como ela interfere na sua empresa?
No cenário do marketing digital, dados valem muito. Porém, com o aumento das leis de privacidade, se adaptar a novas formas de coleta e tratamento de dados, é necessário e urgente.
O surgimento da internet facilitou a interação entre marca e consumidor, o que exigia um esforço gigante para atingir seu público-alvo, pode ser feito em minutos ou até mesmo segundos. Com esse crescimento rápido, as empresas conseguem crescer com mais agilidade e alcançar metas maiores, lembrando que nada vem fácil e também exige foco e esforço.
Com o crescimento ao acesso imediato às informações, vem a dependência da tecnologia e aí entra a preocupação com a privacidade e com o acesso em que as empresas possuem sobre essas informações.
Então, como as empresas que dependem do marketing digital, publicidade online e dados de rastreamento de campanhas, podem ficar em conformidade com as LGPD’s (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)?
Antes, é preciso entender como as empresas necessitam proteger a privacidade do consumidor, primeiramente precisamos discutir o que isso significa em termos de informação.
De forma simples e direta, privacidade é o direito dos consumidores de determinarem como suas informações pessoais são usadas por organizações de terceiros.
Informações pessoais incluem (mas não está limitada) a:
- Informações de contato pessoal: Nome, número de telefone, endereço, e-mail;
- Dados de identidade: CPF ou RG, data de nascimento, carteira de habilitação, endereço de IP;
- Informações financeiras: números de cartão de crédito e débito, contas bancárias;
- Detalhes de utilização: rastreamento em sites, cookies, visitas anteriores.
Como sua empresa está garantindo a privacidade digital dos clientes, leads e visitantes do seu site?
Existem 3 leis que você precisa considerar:
- General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia;
- California Consumer Privacy Act (CCPA);
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Todas essas diretrizes, coletam informações e oferecem a cada pessoa o direito de cancelar esse processo a qualquer hora.
Como é o esperado, não dá pra saber quando alguém de uma dessas áreas visitará seu site e é por isso que essas leis se tornaram tão importantes, para que todos cumpram de alguma forma essas regras.
Conforme a preocupação dos consumidores vem crescendo, as leis locais e internacionais começam a surgir e é por isso que estar por dentro e entender todas as leis de privacidade de dados é importante.
E como fica o Marketing Digital?
É importante considerar que os anunciantes podem se adaptar. Existem inúmeras maneiras, mas perceber que os dias de abundancia dos dados pessoais JÁ ACABARAM é fundamental.
Não há mais como rastrear cada movimento do seu público e o pouco que ainda dá, está com os dias contados. É imprescindível ter um plano para seguir em frente.
De acordo com o Google, o melhor método para equilibrar data-driven marketing e a proteção de privacidade é:
- Coleta de dados de forma responsável;
- Criatividade para/ao alcançar o público;
- Contratar e treinar EM FUNÇÃO da privacidade.
E aí, está preparado para novos desafios? A Digital 360º está!