NPS – Você sabe o que é e pra que serve?
O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia de satisfação de clientes que foi desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos clientes de qualquer perfil de empresa. Seu objetivo é melhorar o desempenho da empresa baseado nos feedbacks apurados.
Quais as vantagens de se usar o NPS?
É menos manipulável e mais eficaz quando comparado com outros métodos de pesquisas de satisfação. Podemos destacar mais alguns pontos principais:
* FACILIDADE DE USO
Pode ser facilmente utilizado por qualquer empresa, de qualquer tamanho ou setor, medindo desde a satisfação global, como a de cada ponto de contato com o consumidor. Além disso é possível acompanhar o tempo todo a satisfação dos clientes.
* FÁCIL IMPLEMENTAÇÃO
Sua empresa pode usar desde um formulário simples com planilhas para juntar tudo, até ferramentas que já existem para obter os feedbacks gerados.
Para os clientes é fácil pois é utilizada uma única pergunta levando poucos minutos e não gerando desgaste e cansaço.
*AGILIDADE PARA AGIR
Por ser simples dos resultados serem gerados e mostrados (qualitativo e quantitativo), é possível entrar em contato com o cliente logo após sua avaliação.
* MENOR CHANCE DE MANIPULAÇÃO
Toda pesquisa pode ser manipulável mas com o NPS a margem é muito menor por ser uma pergunta única e OBJETIVA onde os clientes não poderão ser influenciados pela ordem nas quais estas perguntas aparecem. Além disso, existem variadas práticas que garantem a confiabilidade das respostas.
* ADAPTÁVEL
É uma metodologia que tem uma base de pergunta, podendo ser adaptada para as mais diferentes situações e segmentos do mercado. Exemplo:
“Qual a probabilidade de você indicar um produto/serviço X para um amigo ou colega.”
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a empresa X a um amigo ou colega”
Gostou de saber mais e quer utilizar? Entre em contato que a gente te ajuda nessa! 😉
Por Agência Digital 360° – Agência de Marketing Digital e Design especializada na Criação de Sites, Gestão de Redes Sociais, Links Patrocinados (Google Ads), Geração de Leads, SEO (Search Engine Optimization), Design Gráfico e WEB, Registro de Domínio e Hospedagem, E-mail Marketing e Identidade Visual.